Comitê de Análise e Gestão COVID-19

No dia 11 de março de 2020 a Organização Mundial de Saúde declarou pandemia do coronavírus, doença respiratória aguda grave (SARS—CoV-2) que ficou conhecida como COVID-19 (WHO, 2020).  No Brasil, assim como em outros países, a transmissão da COVID-19 avança rapidamente em algumas capitais, e sabe-se que ela chegará em municípios do interior do país, atingindo as populações mais vulneráveis (WHO, 2020; BRASIL, 2020). Como medida de prevenção, autoridades de saúde pública, incluindo o Ministério da Saúde têm colocado em prática uma série de intervenções para controlar a infecção e impedir a disseminação, incluindo fechamentos de fronteiras, quarentenas obrigatórias, restrições de circulação, indicação e orientação do uso de equipamentos de segurança individuais (EPIs), testagem em massa dos trabalhadores de saúde e equipes de segurança, construção de protocolos de cuidado e manejos com pacientes (BRASIL, 2020). 

No intuito de se obter projeções mais confiáveis, e tomar as medidas mais apropriadas no combate a COVID-19, é fundamental para os gestores de saúde o conhecimento do panorama geral das ações estratégicas que foram ou estão sendo desenvolvidas, assim como conhecer a progressão do número de casos suspeitos, confirmados, número de óbitos e de pessoas que se recuperaram. No entanto, levando em consideração o tamanho continental e as desigualdades socioeconômicas do Brasil, destaca-se a necessidade e importância da análise em nível municipal e estadual, a fim de oferecer aos gestores e à população em geral, um panorama preciso da disseminação da epidemia.

Considerando a importância do cenário atual da COVID-19 para a saúde pública o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) criou o Comitê de Análise e Gestão do COVID-19 como ferramenta de apoio aos municípios no enfretamento do COVID19. O comitê tem também caráter informativo para a população em geral, no que se refere a seu Observatório Epidemiológico da COVID-19, informações sobre hábitos saudáveis para a população em geral e outros mais.

São objetivos do Comitê de Análise e Gestão COVID-19:

a) Ofertar suporte para criação das salas de situação ou “comitê de crise” nos municípios;

b) Apoiar as gestões para criação do centro de triagem físico ou virtual;

c) Auxiliar na tomada de decisão seja referente ao COVID19 e também pós COVID19 nas mais diversas áreas, por meio do Núcleo de Tomada de Decisão em Saúde, funcionando como uma espécie de centro de consultoria, em diferentes temáticas e problemáticas de saúde dos seus municípios;

d) Auxiliar na elaboração dos boletins epidemiológicos dos pacientes que testaram positivo para COVID-19;

e) Disponibilizar materiais informativos produzidos pela Unesc;

f) Apresentar orientações corretas e seguras à população.

Ativo 2
Quem Somos 2
WhatsApp Image 2020-05-14 at 18.47.11
Quem Somos 3
Caso esteja sentindo algum dos sintomas da COVID-19 e tenha dúvidas sobre procurar atendimento médico ou não, entre em contato com nossa Teletriagem Referenciada. Se você estiver precisando de atendimento psicológico, entre em contato com nossa equipe do Acolher Unesc. Os serviços são gratuitos e abertos à toda comunidade, e funcionam de segunda à sexta-feira, das 08h00 às 20h00.