No dia 11 de março de 2020 a Organização Mundial de Saúde declarou pandemia do coronavírus, doença respiratória aguda grave (SARS—CoV-2) que ficou conhecida como COVID-19 (WHO, 2020). No Brasil, assim como em outros países, a transmissão da COVID-19 avança rapidamente em algumas capitais, e sabe-se que ela chegará em municípios do interior do país, atingindo as populações mais vulneráveis (WHO, 2020; BRASIL, 2020). Como medida de prevenção, autoridades de saúde pública, incluindo o Ministério da Saúde têm colocado em prática uma série de intervenções para controlar a infecção e impedir a disseminação, incluindo fechamentos de fronteiras, quarentenas obrigatórias, restrições de circulação, indicação e orientação do uso de equipamentos de segurança individuais (EPIs), testagem em massa dos trabalhadores de saúde e equipes de segurança, construção de protocolos de cuidado e manejos com pacientes (BRASIL, 2020).
No intuito de se obter projeções mais confiáveis, e tomar as medidas mais apropriadas no combate a COVID-19, é fundamental para os gestores de saúde o conhecimento do panorama geral das ações estratégicas que foram ou estão sendo desenvolvidas, assim como conhecer a progressão do número de casos suspeitos, confirmados, número de óbitos e de pessoas que se recuperaram. No entanto, levando em consideração o tamanho continental e as desigualdades socioeconômicas do Brasil, destaca-se a necessidade e importância da análise em nível municipal e estadual, a fim de oferecer aos gestores e à população em geral, um panorama preciso da disseminação da epidemia.
Considerando a importância do cenário atual da COVID-19 para a saúde pública o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) criou o Comitê de Análise e Gestão do COVID-19 como ferramenta de apoio aos municípios no enfretamento do COVID19. O comitê tem também caráter informativo para a população em geral, no que se refere a seu Observatório Epidemiológico da COVID-19, informações sobre hábitos saudáveis para a população em geral e outros mais.
São objetivos do Comitê de Análise e Gestão COVID-19:
a) Ofertar suporte para criação das salas de situação ou “comitê de crise” nos municípios;
b) Apoiar as gestões para criação do centro de triagem físico ou virtual;
c) Auxiliar na tomada de decisão seja referente ao COVID19 e também pós COVID19 nas mais diversas áreas, por meio do Núcleo de Tomada de Decisão em Saúde, funcionando como uma espécie de centro de consultoria, em diferentes temáticas e problemáticas de saúde dos seus municípios;
d) Auxiliar na elaboração dos boletins epidemiológicos dos pacientes que testaram positivo para COVID-19;
e) Disponibilizar materiais informativos produzidos pela Unesc;
f) Apresentar orientações corretas e seguras à população.