Observatório Epidemiológico da COVID-19

Região da Amesc

ATENÇÃO: estão acontecendo atrasos e divergências na atualização dos dados das cidades através dos APIs. Estamos buscando uma solução para este problema.

Dados gerais da região

Amesc - Total por Município

Fonte dos dados: trackcorona.live

Casos e óbitos por cidade

Fonte dos dados: trackcorona.live

Coeficiente de incidência por cidade

Fonte dos dados: trackcorona.live

Coeficiente de mortalidade por cidade

Fonte dos dados: trackcorona.live

Taxa de letalidade por cidade

Fonte dos dados: trackcorona.live

Incidência, Mortalidade e Letalidade por cidade

Fonte dos dados: trackcorona.live

Entenda os dados:

Casos e óbitos por cidade

Número total de casos confirmados por COVID-19 que foram registrados pelas Secretarias Municipais de Saúde até a última atualização.

Coeficiente de incidência por cidade

Conceituação

Número de casos confirmados de COVID-19 por 100.000 habitantes, na população residente em determinada cidade, no período considerado. A definição de caso confirmado de COVID-19 baseia-se em critérios adotados pelo Ministério da Saúde para orientar as ações de vigilância epidemiológica da doença em todo o país.

Interpretação

Estima o risco de ocorrência de casos de COVID-19 numa determinada população num período considerado.

Usos
  • Analisar variações populacionais, geográficas e temporais da distribuição dos casos confirmados de COVID-19, como parte do conjunto de ações de vigilância epidemiológica da doença.
  • Contribuir na avaliação dos níveis de saúde da população, prestando-se para comparações nacionais e internacionais.
  • Subsidiar processos de planejamento, gestão e avaliação de políticas e ações de saúde direcionadas para a o enfrentamento do COVID-19 no contexto da prevenção e controle das doenças.
Limitações

Depende das condições técnico-operacionais do sistema de vigilância epidemiológica, em cada área geográfica, para detectar, notificar, investigar e realizar testes laboratoriais específicos para a confirmação diagnóstica de casos de COVID-19.

Método de Cálculo

Número de casos confirmados de COVID-19 em residentes X 100.000
População* total residente no período determinado.

Coeficiente de mortalidade por cidade

Conceituação

Número de óbitos por doenças COVID-19, por 100 mil habitantes, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado.

Interpretação

Estima o risco de morte pela COVID-19 consideradas e dimensiona a sua magnitude como problema de saúde pública.

Reflete também a efetividade de medidas de prevenção e controle, bem como as condições de diagnóstico e da assistência médica dispensada.

A taxa de mortalidade específica não padronizada por idade está sujeita à influência de variações na composição etária da população, o que exige cautela nas comparações entre áreas geográficas e para períodos distintos.

Usos
  • Analisar variações populacionais, geográficas e temporais da mortalidade por COVID-19 em segmentos populacionais, identificando situações de desigualdade e tendências que demandem ações e estudos específicos.
  • Contribuir para comparações nacionais e internacionais.
  • Subsidiar processos de planejamento, gestão e avaliação de políticas públicas de promoção, proteção e recuperação da saúde, concernentes à COVID-19.
Limitações

Requer correção da subenumeração de óbitos captados pelo sistema de informação sobre mortalidade, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.

Apresenta restrição de uso sempre que ocorra elevada proporção de óbitos sem assistência médica ou por causas mal definidas.

Requer análise de tendências das causas específicas que compõem o indicador, as quais seguem padrões epidemiológicos próprios e diferenciados.

Método de Cálculo

Número de óbitos confirmados de COVID-19 em residentes X 100.000
População* total residente no período determinado.

*Para determinar a população, foram utilizados os dados de “população estimada” do IBGE para o ano de 2019.

 

Taxa de letalidade por cidade

Conceituação

Número de óbitos confirmados de COVID-19 em relação ao total de casos confirmados, na população residente em determinado espaço geográfico, no período considerado.

Interpretação

Esta taxa dá a idéia de gravidade da doença, pois indica o percentual de pessoas que morreram dentre os casos confirmados da doença.

Usos
  • Relacionar o número de óbitos por determinada causa e o número de pessoas que foram acometidas por tal doença.

  • Acompanhar a qualidade da assistência médica oferecida à população.

Limitações

Depende necessariamente do número de casos diagnosticados, que no caso do COVID-19, depende da quantidade de exames diagnósticos realizados.

Método de Cálculo

Número de óbitos confirmados de COVID-19 em determinada cidade X 100
Número de casos confirmados de COVID-19 em determinada cidade

Incidência, Mortalidade e Letalidade por cidade

Apesar de os coeficientes (incidência e mortalidade) e a taxa de letalidade apresentarem métodos de cálculo distintos, esse gráfico agrupa essas informações para melhor apresentar a gravidade da situação em determinada cidade. 

Ativo 2
Região da Amesc 2
WhatsApp Image 2020-05-14 at 18.47.11
Região da Amesc 3
Caso esteja sentindo algum dos sintomas da COVID-19 e tenha dúvidas sobre procurar atendimento médico ou não, entre em contato com nossa Teletriagem Referenciada. Se você estiver precisando de atendimento psicológico, entre em contato com nossa equipe do Acolher Unesc. Os serviços são gratuitos e abertos à toda comunidade, e funcionam de segunda à sexta-feira, das 08h00 às 20h00.